Blog criado para participação no programa 'Cidades Criativas', organizado pela U.A. Grupo composto por três alunos (um aluno, duas alunas) do 12º F (turma do curso de Artes Visuais) da Escola Secundária José Estêvão, Aveiro.

.posts recentes

. Semana da Escola

. Aveiro Minha Arte convida

. Arte Aberta

. Relatório da Actividade “...

. Nova Confirmação

. Reflexão crítica de Quest...

. Nova Confirmação

. Arquitectura, Artes Plást...

. Inauguração da Exposição

. São Gonçalinho

.arquivos

Sexta-feira, 4 de Janeiro de 2008

Visita À Casa Major Pessoa em Aveiro

Numa das aulas, o grupo teve a oportunidade de visitar a recém-remodelada Casa Major Pessoa. O grupo pode usufruir de uma visita guiada com uma guia do Museu de Aveiro. Foi uma visita bastante enriquecedora, principalmente pela perspectiva diferente sobre Arte Nova em Aveiro que nos foi transmitida.

Na década de 1880, surgiu na Europa, fruto do enriquecimento rápido da industrialização, uma classe média abastada, que vai contribuir fortemente para o desenvolvimento do comércio e para o surgimento de uma sociedade de consumo.

Esta nova classe média vai procurar arte e cultura. Nesta altura, imperava um academismo histórico a nível cultural. Essa classe, farta do passado, tenciona instaurar uma ruptura nessa arte sóbria e histórica. Pelo desenvolvimento das ciências de então, vai haver uma grande inspiração na biologia, nas ciências da natureza, no movimento, nas linhas onduladas, na dinâmica e na física. Existe também uma necessidade de explorar o material como fim e não como meio. O ferro, o betão e novos materiais afins surgem para superar esta necessidade.

Surge assim, no panorama europeu, a Arte Nova, que se vai propagar, não só pela arquitectura, mas também pelas artes decorativas (artes gráficas, publicidade, mobiliário, joalharia, azulejaria), fruto do novo-riquismo que caracterizava esta nova sociedade.

A Arte Nova chegou a Aveiro em 1904, acabando por desaparecer em 1920. por esta altura, a Arte Nova já dava lugar no resto da Europa a um estilo mais amadurecido, chamado de Art Nouveau. Na cidade, existem três edifícios de Arte Nova, no sentido verdadeiro do termo. Todos os restantes são adaptações das fachadas de construções habitacionais anteriores ou melhoramento do início do piso térreo, para utilização em loja.

Uma das casas construídas de raiz segundo o estilo Arte Nova é a Casa Major Pessoa, projectada pelo arq. Silva Rocha e pelo arq. Ernesto Korrodi. Estes dois arquitectos vão assinar a maioria das construções ou decorações Arte Nova em Aveiro, a par do ensino da Escola Industrial de Aveiro, o que vai fazer com que grande parte da Arte Nova em Aveiro seja de influência directa ou indirecta desta dupla. A Casa Major Pessoa é, neste sentido, paradigmática, no que diz respeito à Arte Nova em Aveiro.

A casa apresenta uma gradação gritante em termos de decoração, quando observamos os diferentes pisos da habitação.

O primeiro piso destinava-se a receber os convidados. É decorado em cores fortes (amarelo, bordeaux, azul), com azulejos com motivos marítimos ou naturais. Estes azulejos são de produção nacional. Este piso funcionará como um salão de chá, recriando ao pormenor o ambiente de um chá das cinco do início do séc. XX.

O segundo piso apresenta uma grande sobriedade em termos decorativos, com paredes despidas, em branco. Porém, existe ainda o movimento e a dinâmica características da Arte Nova. Este piso será a base para o futuro Museu de Arte Nova, oferecendo a hipótese aos visitantes de adquirir um PDA com sistema de localização, em que o possuidor poderá passear pela cidade, orientado pelo percurso do PDA, recebendo informações de cada vez que atinge um ponto marcadamente Arte Nova.

O último piso foi recuperado recentemente e será base para exposições temporárias relacionadas com Arte Nova.

Esta visita foi muito interessante para o grupo, que pode usufruir em primeira mão de um edifício recuperado, ainda não aberto ao público. Destacamos a qualidade da visita guiada e a fabulosa interacção de que o grupo foi alvo, quer com o conhecimento da guia, como com o edifício.

Slideshow das fotografias

publicado por aveirominharte às 19:03
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

.links

.Descrição

AMA a tua cidade
blogs SAPO

.subscrever feeds